13/09/2018

Rafa Eat World

Elbphilharmonie, Hamburgo
     Não posso afirmar que viajar é a situação mais preciosa da vida. Mas definitivamente é uma experiência única. E é bom demais. Viajar te transforma: transforma a tua pessoa, tua alma, tua essência, tua personalidade, tua perspectiva, tua forma de ver as coisas e os outros.
     Eu sempre me considerei uma pessoa consumista. Meu sonho de princesa é ter um grande closet e, é claro, bem cheio. Mas, quando eu viajo, tudo muda. Meu desejo capitalista cai. O desapego cresce. As bolsas e sapatos deixam de ser importantes e a única coisa que me interessa é quando e pra onde será a próxima viagem.
     Em junho/julho de 2018, embarquei no meu primeiro tour europeu. Partindo para a Alemanha (Hamburgo e Berlim), seguindo rumo a Itália (Milão, Nápoles e Costa Amalfitana) e, por último, mas não menos importante, Espanha (Madrid), e comemorar meu aniversário. Dizer que cada cidade visitada me mudou é apenas uma mera obviedade. Pra alguém que não tinha muitos vistos no passaporte, 2018 me abriu incontáveis oportunidades. A viagem começou com um trio: eu (23), meu namorado gaúcho (22) e uma querida amiga carioca (21).
Rafa & Rodrigo no muro de Berlim
     Visitei cidades com muita história. Fui a lugares onde a beleza é impossível ser colocada em palavras. Experimentei comidas extraordinárias. Conheci pessoas incríveis. E claro, me conheci muito melhor, o que mudou tudo.
Hamburgo e Berlim são lugares onde cada esquina tem uma história, e é até um pouco difícil digerir toda a cultura desses lugares. Lugares com uma imensa bagagem de acontecimentos ao longo dos anos e, muitas vezes, uma parcela grande do passado sombrio.
     Inicialmente no planejamento da viagem, Hamburgo seria apenas o lugar para fazer escala e partir para Berlim. Maior engano. A cidade é incrível, com uma energia maravilhosa. Muito receptiva. As pessoas da região muito acolhedoras. Um dia inteiro fazendo turismo pela cidade mudou minha visão sobre o país.
Berlim (Brandemburg Gate)
     Demorei a pensar em como descrever Berlim de forma sucinta e pouco emocional, mas, foi uma grande dificuldade. Berlim é uma cidade com muita história e cultura, e cada segundo do tour é puro conhecimento. Caminhar por Berlim é uma sede de saber constante, incansável. Ver e tocar nas coisas, estruturas, lugares que você aprendeu no colégio, que você só viu em filmes, que você imaginava em livros. É indescritível. Sou privilegiada por ter recebido essa oportunidade. E eu sei disso. Em alguns momentos, a bagagem histórica da cidade é pesada. Foi necessário fazer pausas para pegar folego em alguns momentos.
     Revelo para vocês que uma das etapas mais marcantes foi ter a oportunidade de prestigiar a Copa do Mundo 2018, da Rússia, na Alemanha. Definitivamente foi uma das atividades mais divertidas. Conseguimos assistir ao jogo entre Brasil X México em um telão próximo ao Brandemburg Gate e regado a muita cerveja alemã. Com a vitória dos brasileiros, fomos à loucura.
     A cidade é enorme e para pessoas como eu, que não entendem um “oi” em alemão, o roteiro se torna um pouco difícil. Ter boa companhia é essencial.
Pizza Napolitana
  Partir para Itália foi outro sonho realizado. Como legítima descendente de italianos, eu estava me sentindo muito à vontade por todos os lugares em que passamos no país. Os italianos são pessoas que chamam atenção pelo carisma e receptividade.
     Antes de continuar, é preciso chamar atenção para A COMIDA ITALIANA. Depois de você provar comida italiana, seu paladar e sua vida mudam.
     Todos os lugares que estavam em nosso roteiro italiano deixaram uma incrível vontade de “quero mais”. Milão é tão lindo que dá vontade de chorar. Os transportes públicos são muito acessíveis e de fácil entendimento. A área urbana de Milão é a quinta maior da União Europeia, portanto não conseguimos ver tudo que gostaríamos. Definitivamente recomendo o passeio pela cidade. Se a estadia for curta igual a minha, recomendo com toda certeza do mundo visitar a Piazza del Duomo com a Catedral de Milão e a Galeria Vítor Emmanuel II.
Positano, Costa Almafitana, Itália
     Nápoles me surpreendeu de infinitas formas. É diferente de tudo que imaginava de uma cidade italiana, e rendeu boas histórias. Fazendo a pesquisa de planejamento da viagem, ouvimos muitos comentários negativos sobre a cidade. Ela é uma cidade diferente das outras europeias. É perigosa, desorganizada, trânsito caótico e um tanto suja. Claro que nada disso nos impediu de conhecer o lugar que reúne todos os estereótipos italianos: muita pizza e pessoas gesticulando. 
     Descendo da Stazione di Napoli Centrale, fica visível porque a cidade não tem boa fama. Para quem acabou de chegar de Milão, Nápoles é chocante. Entretanto, na minha opinião, não se deve jamais pular a cidade do roteiro. E eu digo o porquê: a pizza napolitana. Vejam bem, um dos carros chefes do turismo da cidade, é a pizza. É diferente de tudo que já experimentei na vida. É a culinária mais simples e melhor do mundo. Desde a primeira mordida, já se percebe as diferenças: massa muito fina e crocante, com molho extremamente saboroso, e o queijo derrete delicadamente na boca. E incrivelmente barata.
     A Costa Amalfitana é um clássico da região no verão. Em julho e agosto é quando encontramos a maior parte dos eventos e o agito da região. Entretanto, também é nesta época que vemos a invasão internacional de iates de luxo e restaurantes glamorosos.  Conhecer a região foi mais um sonho realizado, um bom investimento e, com certeza, me deixou com sede de mais.
Parque del Retiro, Madrid
     Por fim, Madrid. A cidade que ganhou meu coração de todas as maneiras. É incrível. E se tem muitas coisas pra fazer e ver. Como nosso tempo era curto, pegamos um ônibus turístico para conhecer toda a cidade. E valeu a pena cada centavo gasto. A lista das minhas recomendações na cidade não tem fim. A Porta do Sol é um centro emblemático de Madrid, onde convergem as ruas principais da capital. A Praça Mayor é o coração da cidade. Claro que não podíamos perder a visita ao Estádio Santiago Bernabéu. O Templo de Debod (templo egípcio doado à Espanha). A visita ao Museu do Prado, um dos museus mais importantes do mundo. O que mais gostei, sem dúvida, foi o Parque de El Retiro, o pulmão verde da cidade e um dos parques mais lindos que tive o prazer de visitar.
     A noite em Madrid é incrível, e foi muito bem aproveitada no meu aniversário. Também vale tirar um tempo para experimentar a gastronomia. Eu me deliciei com muitas tapas e paella

Um comentário:

  1. Rafaela parabéns!
    Você pode se considerar uma vencedora, uma cidadã do mundo. Confesso que todas as pessoas deveriam viajar, mesmo que há alguns quilômetros de onde reside. Tudo já muda e imagina isso ao redor do mundo, com certeza as pessoas pensarão diferente. O mundo tem suas diferenças, mas as pessoas igualmente tem ter Vida sustentável.
    Abraços carinhosos de Danilo Martins.
    Croácia, 14/09/2018

    ResponderExcluir